O dólar está barato no Brasil. Sabe por quê?
Em setembro, a balança comercial brasileira bateu mais um recorde. O superávit não só foi o maior de qualquer mês de setembro, mas o acumulado deste ano já é maior que todo o ano de 2016.
Em setembro, a balança comercial brasileira bateu mais um recorde.
O superávit não só foi o maior de qualquer mês de setembro, mas o acumulado deste ano já é maior que todo o ano de 2016. A melhor parte da notícia é que isso vem acontecendo com um crescimento gigante das exportações.
No ano passado, o superávit foi consequência de queda das importações: a economia se retraindo, consumo diminuindo e importações menores. Esse ano não. As importações cresceram, mas as exportações cresceram ainda com mais consistência.
O resultado é que a gente tem um superávit gigante e uma entrada de dólares muito grande. Quando isso se soma a entrada de investimentos de empresas estrangeiras, atração de investimentos de renda fixa e ações, o que temos é um excesso de dólares em relação a demanda.
E isso faz com que o preço do dólar e outras moedas estrangeiras caia no país. O Brasil está no início de um círculo virtuoso onde, pelo menos por alguns anos, devemos ter crescimento e aceleração.
Autor(a): Ricardo Amorim
Fonte: Gazeta do Povo