Autoconsciência emocional: saiba como desenvolvê-lo pode ajudar na formação de um líder
Ter autoconsciência emocional significa ser capaz de reconhecer e compreender as próprias emoções, entendendo como cada uma delas pode impactar no dia a dia, na execução das tarefas, no trabalho e nos relacionamentos. Uma pessoa que possui autoconsciência emocional também consegue identificar como ela é vista pelos que estão à sua volta, aumentando sua noção de autoimagem.
Isso acontece porque, quando o indivíduo sabe enxergar suas atitudes e emoções, compreendendo a forma como é visto pelo outro, sua visão de realidade se torna ainda mais ampla. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer estratégias para melhorar seu rendimento individual e colaborar para o bom desempenho das equipes como um todo.
Características de quem possui autoconsciência emocional
Uma pessoa que possui autoconsciência emocional está a todo momento procurando alternativas para se tornar melhor. Isso é possível porque ela não apenas sabe o que precisa ser mudado, mas compreende o que as pessoas esperam dela. Algumas das principais características das pessoas autoconscientes emocionalmente são:
Apreço por feedbacks
Uma pessoa que sabe reconhecer suas emoções e consegue identificar como é vista pelos demais está sempre em busca de oportunidades de receber feedback de suas ações, pois deseja melhorar cada vez mais o espaço onde convive.
Ouvidos atentos para sugestões
Quem possui autoconsciência emocional está sempre aberto a sugestões, principalmente as mais ousadas e criativas. Isso porque ela deseja resolver os problemas da melhor forma possível, considerando sempre as sugestões das pessoas que fazem parte do seu cotidiano.
Motivação
Essa é uma característica vista especialmente nos líderes que são autoconscientes emocionalmente, que se preocupam em fazer de tudo para manter sua equipe motivada. Para isso, ele apresenta novas oportunidades, dá feedbacks construtivos e trabalha diretamente para motivar sua equipe.
Dicas para desenvolver a consciência emocional
Controle suas emoções
Perceber, entender e controlar as próprias emoções é o primeiro passo para chegar à autoconsciência emocional. Se você tem o costume de agir no impulso, comece a pensar um pouco antes de tomar as decisões. Além disso, sempre que possível, reserve um tempo para refletir a respeito de como você reage diante das situações e analisar o impacto disso na sua vida.
Analise o seu comportamento
Além de analisar a forma como você se comporta diante dos problemas, pense na sua reação frente às conquistas. Identifique também as coisas que fazem com que você se sinta bem e o que faz você sair da zona de conforto. Com este conhecimento, você entenderá melhor suas ações e seu comportamento.
Pratique a empatia
Saber se colocar no lugar do outro e tentar entender a forma como as pessoas pensam é uma excelente maneira de ampliar sua consciência emocional. Afinal, para ser autoconsciente emocionalmente, você precisa entender não apenas a si mesmo, mas quem está à sua volta.