Saiba quais são as profissões que estarão em alta pelos próximos anos no mercado de trabalho
Muitas profissões desaparecem, assim como tantas outras surgem e crescem. O especialista em marketing digital e empreendedorismo David Johnny destaca quais devem ser as mais procuradas pelos próximos anos no mercado.
–Vídeo Maker
É aquele que produz vídeos para as plataformas digitais, como o Youtube.
Esta é uma aposta quente de David Johny, afinal, nunca se produziu e assistiu a tantos materiais audiovisuais para aprender e se divertir, “hoje em dia os conteúdos mais consumidos são em formato de vídeo, esse nicho está crescendo muito, principalmente porque as empresas estão se posicionando no digital”.
O especialista salienta que aumentou o mercado para esses profissionais, mas vale prestar a atenção ao fato de que não é apenas parar na frente da câmera ou do celular a apertar o botão: tem o trabalho de produção, roteiro, edição e arte, que não podem ser feitos por qualquer amador.
–Gestor de Tráfego
Essa, talvez, seja a profissão mais promissora e rentável na opinião do consultor.
O gestor de tráfego é o especialista em montar campanhas nas plataformas de anúncios como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, onde a campanha é criada do zero, “ele distribui o orçamento a ser investido e altera as campanhas conforme suas necessidades, esse profissional tem como objetivo atrair novos clientes potenciais e compradores para qualquer tipo de negócio”, explica Johny. Ainda é cobrada uma participação de lucro na performance alcançada.
–Copywriter
Esta é uma nova tendência, talvez a mais importante no processo de persuasão e convencimento do cliente, considera o consultor. David Johny explica que este profissional é quem faz as chamadas “cartas de vendas”, ou seja, toda a comunicação escrita no site é desenvolvida por um copy.
É quem convence o cliente a clicar no botão de compra, “esta figura também pode ser narrada por um comunicador, ela está recheada de gatilhos mentais para convencer, persuadir, quebrar objeções e fechar a venda.
Essa é uma categoria muito antiga nos Estados Unidos e tem ganhado muitos novos profissionais no nosso país”, explica.
–Especialista em SEO
Este profissional é aquele que trabalha conceitos de palavras-chave para indexação e rankeamento no Google, no Bing e em outros sites de consulta, “é uma profissão muito valorizada no digital, pois quem entende de SEO não precisa investir em propaganda, já que é uma forma de você aparecer nos sites de pesquisa de forma gratuita e na primeira página”, afirma David Johny.
–Infoprodutor
Esta profissão ganhou notoriedade nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, visto que muitos profissionais foram obrigados a criar soluções digitais para os seus públicos.
“É uma profissão extremamente lucrativa, pois exige um custo muito baixo para começar e possibilidade infinitas de monetizar”, afirma o especialista.
Para ser um infoprodutor basta ter uma câmera de um celular, uma plataforma para vender o curso, um microfone lapela e um bom conteúdo, que pode ser sua experiência em determinado assunto, não exigindo diplomas ou formações acadêmicas.
Além do curso, é possível lucrar também com a venda de livros, materiais, palestras e consultorias, por exemplo.
–Afiliados
São os revendedores digitais, vendem produtos de empresas digitais e ganham comissões das respectivas vendas.
Isso também se apresenta como uma possibilidade interessante, pois o investimento inicial pode ser baixo e, dependendo do produto, os lucros podem ser rápidos.
–Influenciador Digital
Também conhecidos como influencers ou blogueiros, podem se destacar em redes variadas, como Instagram e Youtube.
São usuários que ganham fama no meio digital, fama que pode se expandir para fora das redes sociais.
Eles usam a autoridade que construíram com determinada audiência para vender e indicar os seus produtos ou de um patrocinador.
–Ciências da Tecnologia
Os dados são o novo petróleo do século, para David Johny. “As empresas mais valiosas e ricas do mundo contemporâneo sãos as que possuem dados, como o caso do Facebook, do Google, e da Amazon, pois isso conseguem ditar as regras, tendências e possuem o maior Equity (valor patrimonial).
Então quem estuda ciências da tecnologia, tem portas abertas para trabalhar nas maiores empresas do mundo.
–Dropshipping
Esta modalidade é inovadora, na opinião do consultor. É considerado por diversos especialistas como uma logística de entrega.
Você cria uma loja virtual para vender determinados produtos, faz o pedido de um fornecedor direto da China, por exemplo, intermediando a compra para o cliente e entrega direto na casa do consumidor.
Para isso, pede apenas um prazo mais longo, conforme o prazo que do fornecedor. “O bom é que você pode trabalhar com o dinheiro do cliente e não precisa comprar contêiner fechado de mercadoria, correndo o risco de não vender o restante do lote”, afirma Johny.
Outra vantagem é poder usar plataformas de Marketplace e Shoppings virtuais, como o Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza.
Dizer que inglês na carreira profissional é indispensável já não é novidade, outras formas são abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, trabalhar como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira profissional abre portas.
Para aprender inglês e saber como agir no ambiente empresarial o inglês essencial pode ajudar.
Fonte: sucessopro.com para saber mais informações e dar um salto em sua carreira.
Por David Johny, consultor em empreendedorismo e negócios online